O hábito da leitura


Por mais que eu ame escrever, faz muitos anos que parei de ler livros, o máximo que consigo é ler livros com contos e crônicas. Ao longo dos anos fui perdendo o gosto de ler. Isso aconteceu depois do “boom” do Harry Potter. Na época eu não gostava muito de ler historinhas, mas minha mãe fez um trato que se eu não lesse o livro, não veria o filme e na época eu adorava seguir as modinhas do momento.

Quando era adolescente, meus livros eram sobre contos de assassinato e suspense, outros eram sobre matemática para crianças, eu adorava, não sei o que eu via de tão legal, mas era o que eu gostava. E era tudo da biblioteca da escola, então não tinha que pagar nada.

Acabei lendo o Harry Potter até o quarto livro apenas, porque minha mãe “surtou”. Eu levava o livro no banheiro e até no provador de roupas de lojas nos shoppings. Eu fingia que estava experimentando roupas e ficava lendo. Meu intuito era acabar logo pra poder ver o filme. Nem terminei esse livro, mas Harry Potter me fez perder total gosto pela leitura porque me fez pensar que eu penso errado.

Tudo que imaginei lendo, não tinha NADA a ver com o filme e, sério, uma amiga amante da leitura disse que isso é completamente normal e que, por isso tinha muita gente que ou gostava só do filme ou só do livro. Mas, de verdade, eu descobri que vivo em outro mundo. O que eu imaginei da leitura não fazia nenhum sentido com a história do filme.

De uns anos pra cá, por ter parado de ler, hoje, vejo que perdi total habilidade de foco. Não consigo ler 2 páginas e continuar o resto depois. Eu esqueço tudo e tenho que recomeçar, ou seja, faz muito tempo que não termino um livro sequer.

Ficar doente essas duas semanas, me deu oportunidade de ter tempo de ler um livro de 250 páginas em dois dias, o que foi um milagre. Agora, baixei um app chamado Goodreads e me fiz uma meta de ler ao menos 7 livros este final de ano, nem que sejam livros bobos, mas que eu termine.

É difícil eu me prender a algum livro de história fictícia, romance, etc, mas tem um específico que comprei lá pra 2013, eu acho, que se chama “Aconteceu em Paris”, da Molly Hopkins. Esse livro me prendeu de uma forma impressionante, ainda mais que comecei a ler depois de ter morado em Paris por um mês, estudando Francês. Agora, voltei a ler e, até ontem, estava me perguntando se começava do zero ou da página que eu tinha parado, uns anos atrás.

Eu, taurina, preguiçosa, queria voltar a ler do meio do livro, com algumas lembranças da história, mas resolvi começar tudo de novo e ver em quanto tempo consigo terminar um livro de mil páginas. Vou aproveitar que ainda estou em recuperação do hospital.

Não sei se vocês curtem leitura, mas esse livro é muito engraçado e conta a história de uma moça um tanto atrapalhada, desiludida do amor, e tem uma aventura bem engraçada no meio, acho que é uma comédia romântica até onde li.

Estava aqui organizando a lista de livros para ler no aplicativo e resolvi postar sobre isso como memória de que um dia eu tentei voltar ao hábito da leitura. Me desejem boa sorte!

Boa noite! (01:25am)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s